segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Maiores Bandeirões

Observações da Pesquisa
1) - A pesquisa leva em consideração o tamanho dos bandeirões em relação a metros quadrados. Ex: se um bandeirão tem largura X e altura Y o tamanho do bandeirão é de: X + Y = (Zm²).
2) - As medidas dos bandeirões foram cedidas pelas agremiações, seria impossivél medir-mos todos os bandeirões. Sendo assim não contestamos os dados fornecidos pelas Torcidas.
3) - O Bandeirão da Terror Tricolor do Bahia foi incluído após a pesquisa ir ao ar, pela demora de confirmação dos dados de tamanho.
4) - Estão empatadados na oitava posição três bandeirões com o mesmo tamanho..
5) - Um dos bandeirões da Gaviões da Fiel não foi incluído na pesquisa por ter sido aposentado desde de o jogo Goiás x Corinthians na final do Brasileiro de 2005 no estádio Serra Dourada. Suas medidas eram: 160m x 45m (7.200m²)

1º Gaviões da Fiel

Estreiado no dia 31/01/2010 no clássico Corinthians x Palmeiras no Pacaembú o bandeirão da Gaviões é maior do Brasil até o momento. Inicialmente, o bandeirão teria 15.000 metros quadrados, como o presidente do Corinthinas, Andrés Sanchez, já disse que não joga no estádio do São Paulo, as dimensões foram modificadas para ser utilizada no Pacaembu, foi reduzida em 25m (na largura). Aberta, ela pode cobrir, com folga, o gramado de dois campos oficiais de futebol.
Medidas: 250m x 35m (8.750m²)

2º Torcida Galoucura

Estreiado no dia 08/01/2009 no jogo Atlético x Flamengo no Mineirão o bandeirão da Galoucura o 2º maior do Brasil foi feito em 2009 fruto da rivalidade de Belo Horizonte. A Galoucura fez uma bandeira com apenas 5 metros a mais de comprimento (200m²) que a da rival Máfia Azul. Foi o maior bandeirão do Brasil até a estréia da Gaviões dia 31/01/2009.
Medidas: 210m x 40m (8.400m²)

3º Máfia Azul

Estreiado no dia 13/02/2008 pelo jogo da Libertadores entre Cruzeiro x Real Potossi acabou acirrando ainda mais a disputa Máfia Azul X Galoucura pelo título de maior bandeirão de Minas Gerais e do Brasil, o bandeirão da Máfia Azul permaneceu como o maior do Brasil por quase um ano até ser superado pelo bandeirão da rival Galoucura em 08/01/2009.
Medidas: 205m x 40m (8.200m²)

4º Torcida Independente

Estreiado em 03/2006 no Estádio do Morumbi no Clássico São Paulo x Corinthians, mesmo antes de ser terminado (depois de estreiado foi pintado "1972" na parte direita) o bandeirão da Torcida Independente ficou com o título de maior do Brasil e do estado de São Paulo até a estréia do bandeirão da Máfia Azul em 13/02/2008.
Medidas: 162m x 50m (8.100m²)

5º Inferno Coral

Estreiado em 01/2007 no clássico Santa Cruz x Náutico no Estádio Arrudão, mobilizou um batalhão de torcedores, que carregaram as centenas de quilos da bandeira colossal até a arquibancada superior. O esforço foi recompensado pelo lindo visual, que emocionou o público presente. Se mantém até hoje como o maior bandeirão do nordeste do Brasil.
Medidas: 175m x 45m (7.875m²)

6º Torcida Cearamor

Estreiado em 08/09/2007 no clássico Fortaleza x Ceará no Estádio Castelão pela vigésima Quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B o bandeirão da Torcida Cearamor com 7665m² de tamanho embelezou as arquibancadas e deu orgulho para a torcida. Foi feito para bater o recorde em relação ao bandeirão da Leões da TUF que tinha o título de maior bandeirão do estado com 5.890m².
Medidas: 210m x 36,5m (7.665m²)

7º Leões da T.U.F

Estreiado no dia 27/01/2004 no clássico Rei Fortaleza x Ceará pelo Campeonato Cearense daquele ano o bandeirão da Leões da TUF cobriu toda a parte atrás do gol do estádio do Castelão. Muito bonito e bem feito e com boa parte pintado o bandeirão da TUF deu um show na sua estréia abrilhantando ainda mais o clássico mais importante do estado.
Medidas: 155m x 38m (5.890m²)

8º Torcida Jovem Santos

Estreiado em 15/09/2007 no Morumbi no clássico contra o São Paulo x Santos o bandeirão da Torcida Jovem Santos estreiou no Estádio do Morumbi sendo assim utilizado pela primeira vez na casa do adversário, o São Paulo venceu o clássico por 2 x 1, mesmo com a derrota, Torcida Santista deu show no Morumbi. O bandeirão da Jovem do Santos empata em tamanho 5.600m² com o da Terror Tricolor e o bandeirão do Guarani
Medidas: 140m x 40m (5.600m²)

8º Terror Tricolor

Estreiado em 25/11/2007 no jogo Bahia x Vila Nova (ultima partida na Fonte Nova) em comemoração a subida do Bahia para a série B do Campeonato Brasileiro, o bandeirão da Terror Tricolor tem as mesmas medidas dos bandeirões da Torcida Jovem do Santos e do bandeirão da Torcida do Guarani, defende o título de maior bandeirão da Bahia mesmo a Terror Tricolor não sendo a principal Torcida do Bahia.
Medidas: 140m x 40m (5.600m²)

8º Torcida do Guarani

Estreiado em 28/11/2009 no jogo Guarani x Juventude para comemorar a volta do Guarani a Série A do Campeonato Brasileiro, este foi financiado pelas 3 organizadas do clube, sócios torcedores e torcedores comuns com arrecadação de dinheiro, através de doações, vendas de adesivos e camisetas. Um fato interessante que o bandeirão foi pintado pelos próprios torcedores. A bandeira cobre toda a extensão do Tobogã no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.
Medidas: 140m x 40m (5.600m²)

10º Fiel Força Tricolor

A estreiado no dia 27/02/2008 no Estádio Santa Cruz em Ribeirão Preto, estado de São Paulo no clássico ComeFogo o bandeirão da Fiel Força Tricolor, medindo 135x33 metros, sendo 90% pintado se mantém até hoje como o título de maior bandeirão de Torcida Organizada do interior de São Paulo e também Brasil já que o bandeirão do Guarani não pertence a nenhuma Torcida Organizada.
Medidas: 135m x 33m (4.455m²)

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

História da Mancha Verde

HISTÓRIA

O SurgimentoA Mancha Verde foi fundada no dia 11 de janeiro de 1983, resultado da fusão de três antigas torcidas organizadas (Império Verde, Inferno Verde e Gremio Alviverde). Na época sentia-se a necessidade de se organizar uma nova e sólida representação para a Torcida Palmeirense nas arquibancadas.
 
O nome Mancha Verde
Composta na época de sua fundação basicamente por jovens e adolescentes, sugeriu-se uma denominação que se tornaria inclusive o símbolo representativo da Torcida, baseado em um dos personagens das revistas em quadrinhos. Tal personagem passava uma imagem de irreverência e rebeldia, mas sempre aliada ao humor e a uma inegável simpatia, fatores estes preponderantes nesta escolha. Portanto não existe maldade na expressão "MANCHA" no nome da Torcida, sendo que a sua colocação no sentido pejorativo sempre foi feita por aqueles que procuram atingí-la e difamar até nestes pequenos detalhes.
Mancha alvi Verde - Dignidade, União e Glórias.
 

Objetivos da MV
Um fato é incontestável: nenhuma torcida cresceu tanto em tão pouco tempo. A Mancha chegou a possuir aproximadamente 18.000 associados oriundos de todas as classes sociais e uma das maiores representatividades ativas nas arquibancadas brasileiras. A sua organização e estrutura foi se formando a cada ano de maneira sempre progressiva. Sempre foi uma entidade totalmente independente, cujos integrantes sempre pagaram ingressos nos estádios e que se manteve as custas de mensalidades destes associados e da venda de camisetas, bonés, plásticos adesivos, etc.
 
Sua sede social sempre possuiu todas as condições e equipamentos necessários à administração e ao atendimento dos interesses da coletividade, com várias opções de lazer e mantendo-se aberta à população em geral para campanhas assistenciais e de emergências.
O objetivo da Mancha Verde sempre foi o de levar aos estádios onde se apresenta a S. E. Palmeiras, todo o seu amor e incentivo a este clube, festejando e enfeitando o espetáculo do Futebol e sempre da maneira mais ordeira e pacífica possível desde que houvesse reciprocidade de tratamento. Alêm disso a entidade sempre promoveu diversas competições esportivas entre seus associados e simpatizantes, chegando a oferecer aos mesmos, assistência médica através de convênio firmado com hospital de primeira linha. Prestou serviços de utilidade pública tais como as campanhas de agasalho, doações ou intermediação para doações quando possível. Promoveu também inúmeros eventos sociais.
 
A característica maior da Torcida Mancha Verde, embora por alguns contestada, é a de ser o legítimo "porta-voz" dos torcedores palmeirenses nas arquibancadas, situação reconhecida e até por muitas vezes solicitada pela grande maioria destes torcedores
 
Fundadores
Importante: Nomes constantes na ata de fundação (Por Apelido ou Primeiro Nome)

- Cléo
- Moacir
- Paulo Serdan
- Marcão
- Mario Milesi
- Dorival
- Atibaia
- Peruche
- Ricardo
- Alex
- Aquiles
- Mario Carapello
- Kokay
- Antonio Carlos
- Valmir
SÃO CONSIDERADOS TAMBÉM FUNDADORES E MERECEM SER CITADOS, EMBORA NÃO OFICIALMENTE CONSTEM NA ATA DE FUNDAÇÃO
- Marinho
- Flávio
- Beto
- Nivaldo
- Ari
- Marcelinho
- Dario
- Gaúcha
- Tarso
- Bobeira
- Nandão
Nosso eterno respeito também para aqueles que mesmo não tendo sido itados, ajudaram e estão ajudando a construir a Mancha Verde.
 
O Maior Líder
Como falar da Mancha Verde sem falar de Cléo Sóstenes? Seja nos momentos formais ou informais, a Mancha Verde nunca deixará de reverenciar a memória daquele que foi seu maior líder e maior amigo, a quem deve mais do que simples agradecimentos.
Trata-se de Cléo Sóstenes - O Guerreiro Cléo. Guerreiro no melhor sentido da palavra, que de alguma maneira temos a certeza de que estará sempre conosco.
 
Os Presidentes
- Dorival Menezes (83/84)
- Nelson Ferraz da Silva Barros (Atibaia) (85/86)
- Cléo Sóstenes Dantas Silva (87/88)
- Moacir Bianchi (89/90)
- Ricardo Raphael Rodrigues (91/92)
- Paulo Rogério de Aquino (93 à 98)
- Robertinho (98 à 2000)
- Jânio (2001 à 2004)
- Angelo (2004)
- Luizinho (2005)
- Jânio (2006 à 2008)
- André Guerra (2008 em diante)
 
Reinicio MV
Todos nós, Manchistas ou não, sabemos da História da MANCHA, do porque existimos, de quando a Torcida do Palmeiras não tinha representatividade e que jovens guerreiros deram início a uma era de conquistas nas arquibancadas Brasileiras.
Pessoas que por amor e dedicação ao Palmeiras se uniram para que tívessemos respeito.
Muitos deles hoje ainda, mesmo que indiretamente, estão presentes conosco...e muito nos orgulhamos de dar continuidade a esse feito único, de sermos a melhor, mais unida e mais forte Torcida Organizada do Brasil.
Mas agora vamos falar de uma outra época....
Após a briga do Pacaembu, em 1995, as Torcidas organizadas paulistas foram proibidas, e a Mancha Verde, acusada por imprensa, Orgãos Públicos e todos os meios possíveis e imaginários de ter sido a responsável por tudo que aconteceu.
Foi nosso pior momento, desde a fundação, em toda nossa História!!!
Mas como na Mancha tudo funciona assim, na extremidade de nossos problemas, nossa UNIÃO prevaleceu...de forma única, de causar inveja e admiração até em nossos rivais...
Uma nova geração de guerreiros, no ano de 1997, voltou a frequentar os estádios paulistas, nas maiores adversidades que vocês possam imaginar...nossos rivais muito maiores, pois não sofreram sequer um terço de nossa perseguição, deitavam e rolavam nas arquibancadas...não respeitavam mais a Torcida do Palmeiras, e o que essa nova geração de Manchistas fez foi resgatar o respeito que nunca fora perdido, e sim, apenas momentâneamente dispersado...
A partir de 1997, jovens guerreiros, reviveram a MANCHA no seu espírito único de uma Torcida que encontra as maiores forças possíveis na adversidade..nos momentos de dificuldade.
Voltaram aos poucos, em várias batalhas inesquecíveis, em momentos onde só nós poderíamos reencontrar o respeito à nossa Torcida e nosso Palmeiras.
Já na final do ano de 1997, uma caravana histórica contra o Vasco na final do brasileiro, com 90 ônibus mostrou que a fase de dificuldades já tinha sido superada.
E daí pra frente,,,voltamos a ser quem sempre fomos...e até hoje, damos provas de nossa competência exclusiva de como se faz Torcida no Brasil.
E nesse novo conceito em Torcidas, nosso projetos sociais, campanha de arrecadação de alimentos para as vítimas do tufão em Santa Catarina, as campanhas do agasalho, arrecadação de brinquedos para crianças carentes,a campanha de doação de sangue em nossa sede, em parceria com grandes hemocentros, e no final de 2009, uma campanha com a Galoucura e Força Jovem do Vasco, "unidos pelo sangue" onde teremos uma "competição"..uma parceria para ver quem arrecada mais na doação de sangue.
Isso tudo para nós mesmos e nossa consciência..para que todo Palmeirense tenha orgulho de sua maior Torcida Organizada.
Outro fator importante, são nossos bairros e Sub Sedes, temos lideranças responsáveis e organização suficiente para que todos os Manchistas de todos os bairros da capital, vão ao estádio juntos, de forma segura e organizada.
E nossas Sub sedes? Outro exemplo de pioneirismo da Mancha, em todos os lugares do Brasil, caravanas frequentes, as mesmas determinações e atos de nossa sede, com festas, viagens, campanhas sociais...mostrando e dando oportunidade a todo Palmeirense de se tornar um Manchista, com nossa ideologia ao pé da letra.
De quando abrimos nossa sede na Turiassú, onde depois mais uma vez injustamente fomos obrigados a mudar de endereço, para a nova sede agora na Rua Caraíbas, com nosso exemplo em administração, festas incomparáveis nas arquibancadas do Palestra e do Brasil, de bandeirões, bateria, faixas com as cores do Palmeiras e do Palestra, coreografias, e agora, a torto e a direita, os mosaicos!!!
Uma nova geração de líderes que fazem da MANCHA a Torcida mais respeitada entre todas, onde prevalece a dedicação ao Palmeiras e a União e respeito entre todos os associados, uma história verdadeira de Dignidade, União e Glórias!!!!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Torcidas do Corinthians

As torcidas organizadas não são divididas em apenas uma por time do país, muitas delas possuem várias outras torcidas menores, como vocês podem ver abaixo:


CORINTHIANS


A Gaviões da Fiel foi fundada em 30/07/1969, por Flávio La Selva. A Gaviões é a maior torcida organizada do Brasil, contando com mais de 70 mil associados. Ela também é famosa por possuir a maior bandeira do mundo, medindo 196m x 65m.
A Gaviões também existe fora dos estádios, pois ela possuia uma gigantesca escola de samba formada por pessoas que amam o carnaval e amam o Corinthians. Essa escola mostra toda a raça e a força da Nação Corinthiana. Quando ela era bloco, ganhou 12 dos 13 desfiles que disputou. Em 95, foi campeã do grupo especial do carnaval de São Paulo, mesmo sendo a caçula das escolas.
O atual presidente da Gaviões é José Claudio de A. Moraes, o dentinho. Para se associar à Gaviões entre no site deles: www.gavioes.com.br ou mande uma carta pra eles:
Endereço da Gaviões :
Rua Cristina Thomaz nº183
Bairro: Bom Retiro
Cidade: São Paulo Estado: SP
CEP:01129-020
Telefone: ( 0XX11 ) 221-2066
   
Camisa 12
A Camisa 12 foi fundada em 06/08/1971 por Claudio Faria Romero, o " Vila Maria" e atualmente é a segunda mais atuante torcida organizada do Corinthians. Atualmente a 12 possui mais de 15 mil sócios, divididos entre o 1o. Comando Oeste, o 2o. Comando Sul e o 3o. Comando Leste, contando ainda com uma sub-sede em Ribeirão Preto.
Em 14/06/1984 foi fundado o Bloco Carnavalesco da Camisa 12, que hoje em dia já se tornou Escola de Samba e desfila no Carnaval paulista. A Camisa 12 possui, além de dezenas de bandeiras e faixas, uma quadra localizada na região do Belém/Vila Maria, onde são realizados os ensaios da escola de samba e também as concentrações para ir aos jogos.
Em qualquer lugar do mundo onde o Sport Club Corinthians Paulista estiver jogando, a Camisa 12 terá seus representantes torcendo pelo Coringão. Como se associar:
Endereço da Camisa 12 :
Rua Juvenal Gomes Coimbra, nº12
Bairro: Belenzinho
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Fone: (0XX11) 6693-5628 OU (0XX11) 6695-7994
Torcida Uniformizada Força Alvinegra
Fundada em 23/04/1996, começou com apenas três torcedores fanáticos que, visando diminuir a distância entre Presidente Prudente e a capital, fundaram a torcida. Hoje, essa facção é uma das maiores do interior, com mais de 400 associados e sub-sede na capital. Comercializam vários produtos da torcida para todo o Brasil, possuem um jornalzinho mensal (TUFA News), associados em 12 estados do país, além de 14 bandeiras, 7 faixas, 1 bandeirão (12mx20m), vários produtos bordados, e sede própria.
A TUFA no oeste paulista é conhecida não somente pelo fanatismo, mas por desenvolver projetos sociais como arrecadação de alimentos (Dê uma FORÇA a quem precisa!) visando mudar a idéia de que as torcidas organizadas são violentas. Presidente: Bruno Marasca e vice: Adilson Rosa. Para se associar a essa facção, basta mandar um e-mail para eles: tufa@tufa.com.br ; entrar em um dos sites deles: http://tufa-sp.vila.bol.com.brhttp://www.tufa.com.br   ou escrever para:
Endereço da TUFA
Av. Washington Luiz, nº 318, apto 61
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo
Cep:19010-090
Loucos da Fiel
Foi criada em 9 de novembro de 1992, por Raphael Miranda e Edinei Rodrigues. Esta torcida já conta com mais de mil associados.
Endereço da Loucos da Fiel:
Rua Papa Pio XII, nº135
Bairro: Macedo
Cidade: Guarulhos
Estado: SP
CEP: 07113-000
Telefone: (0XX11) 294-0636
 
Estopim da Fiel
Fundada em 05.01.79 pelo senhor Romualdo Francisco dos Santos, com o lema de ver o Corinthians onde quer que esteja. Depois da morte do Sr. Romualdo em 1993, ouve o desligamento dos sócios a sede e por 07 anos ela ficou fechada. Atuando só no carnaval de Diadema. Em 2000, os Corintianos de Diadema, através de Rogério Maldonado "Bambu", resolveram re-abrila de novo, com o mesmo intuito, mais com outros lemas : Raça e Atitude e Corinthians eu só sei dizer que te amo! Ela é a torcida mais velha do ABCD Paulista. Presidente : Marco Antonio Ciriano "Marcão"; Diretor Presidente da Torcida : Rogério Maldonado "Bambu"; Vice- presidente: Fábio Tomé "Coxinha".
Endereço da Estopim da Fiel:
Rua São Jorge, 154 - Centro
Diadema - SP
CEP. 09970-110
Tel.. 3425-4896

Coringão Chopp
Surgiu em 14 de outubro de 1989 e possue mais de seis mil associados. Presidente: Edgar; fundador: Claudio Thomé Junior. Eles têm um estatuto baseado no da Gaviões da Fiel, por considerar essa torcida como um exemplo. Um dos gritos da torcida é: "Chopp Gavião amizade de irmão".
Rua Plínio Barreto, 290
São Bernardo do Campo - SP
Fiel Brusquense
Para ser sócio da Fiel Brusquense, basta ser apaixonado pelo TIMÃO, e mandar uma carta para eles, pedindo para ser sócio.
Rua : Pomerode, nº 126
Bairro : Santa Rita
Brusque - SC
CEP : 88350-000
Timão da Rua Maranhão
Foi criada em 23 de dezembro de 1998 e conta com 16 integrantes. Situada em Franca ela está à procura de novos associados. Presidente: Caio José Gonzaga; Vice: Felipe Augusto Chagas. Para se afiliar mande um e-mail para eles ou vá para:
Rua Maranhão 1800
Franca - SP
CEP: 14401-386
Fiel Torcida das Arcadas
É uma torcida com 130 sócios, entre Juizes, Advogados, Promotores. Para ser sócio, terá que no minimo estar estudando ou ser formado. A sede fica no Largo São Francisco, 95 e foi criada no dia 1º de setembro de 1994.
Fiel da Fei
Eles começaram apenas de brincadeira, para zoar os palmeirenses, mas a torcida acabou agradando e se formalizou. Tem como slogan: "Uma torcida cientificamente organizada" por ter sido formada numa escola de engenharia. Caso você seja um professor, aluno ou ex-aluno da FEI e quiser se cadastrar entre no site deles: http://membro.intermega.com.br/fieldafei e mande um e-mail. Eles enviam malas para os cadastrados com notícias, fotos, piadas e charges (principalmente contra os porcos).
Pavilhão 9
Você sabia que a Pavilhão surgiu dois anos depois do massacre do Carandiru ? Fundada pelos ex-detentos Ari Carvalho e Alex Sandro, a Pavilhão faz sempre um trabalho de assistência social junto aos carentes. Com mais de 1.200 integrantes, a Pavilhão também tem bloco carnavalesco.
Torcida Organizada Força Corinthiana
Sediada em Uberaba-MG, já conta com mais de 250 associados e possui uma loja com artigos da torcida. Maiores informações com André Vinicius pelo telefone: (0XX34)336-2788 / 336-7862 / 336-2527
Fiel Macabra Porto Alegre - RS
Tudo começou no dia de um jogo, pelo brasileiro, entre o internacional e o timão, lá em Porto Alegre em 98. Alguns corinthianos lá do sul se conheceram e passaram a fazer excurssões e ir aos jogos juntos. Hoje já contam com uma faixa dizendo: Fiel Porto Alegre e outra, que está quase pronta, dizendo: Fiel Macabra sub-sede Porto Alegre. Eles estão aumentando o número de corinthianos.